Sobre o Chef Gustavo Rozzino.

 
Tontoni Trattoria 11.jpg
 

Quando voltou ao Brasil decidido a abrir seu próprio restaurante depois de uma longa temporada na Europa, o chef Gustavo Rozzino sabia exatamente o que queria. Oferecer uma comida descomplicada, mas saborosa, feita com ingredientes de alta qualidade e a preços justos – receita aparentemente simples, mas não tão comum por aqui.

Nascia assim o Tonton, um bistrô brasileiro que mistura as experiências e inspirações de um chef com alma cigana – Rozzino já passou por restaurantes na Bahia; em Camburi, no litoral norte paulistano; em Montpellier, no sul da França; em Milão, na Itália; e Londres, na Inglaterra.

De influência tropical, surgem receitas que apostam nos frutos do mar. É o caso tagliatelle com camarão, abobrinha e açafrão, e da famosa moqueca Tonton, prato que já virou marca-registrada do cozinheiro. No leque europeu, clássicos como o Tournedo de filé ao molho béarnaise, acompanhado de batatas fritas fininhas e crocantes, ou o confit de pato. Soma-se à fórmula criações de sabor afetivo, que Rozzino aprendeu com o avô materno, o primeiro a despertar seu interesse pelo mundo das panelas. Para completar, todos os dias, uma lousa anuncia os especiais da semana, criados por Rozzino de acordo com a inspiração da vez e os produtos sazonais.

O endereço escolhido para dar vida ao Tonton segue o mesmo clima: trata-se de um sobrado aconchegante no Jardim Paulistano, decorado com gravuras garimpadas pelo próprio chef em suas andanças mundo afora. No andar de cima, um bar com jeitão de pub inglês valoriza clássicos da coquetelaria. E esqueça as toalhas de mesa, o batalhão de garçons e outras formalidades do universo gourmet: aqui, a ordem é descomplicar.

Assim, em clima zero pretensioso, Gustavo Rozzino abusa da criatividade em receitas que misturam o melhor do Brasil e da Europa. Tudo porque ele acredita que a comida pode – e deve – ser feita para a alma.